domingo, 14 de setembro de 2008

Pendência: que está pendente, ainda não terminou

Isso é o que diz o dicionário. Pra mim, é perrengue, pendurado, pé no saco, pedra no sapato.

É, eu tenho um sério problema com pendências. Odeio, detesto, tenho pavor, me irrito e posso até ficar mal. Não que eu conheça alguém que verbalizou que ama uma pendência na vida, mas conheço muitas pessoas que convivem bem com elas, adoram somar novas e multiplicar velhas. Difícil de entender. Gente pendente me agonia. Por isso, não satisfeita com as minhas, muitas vezes me incomodo com as pendências dos outros também. Fico louca pra montar um follow up, um plano de ação, um cronograma e dar uma coordenadinha.

Todos os tipos de pendência me incomodam, desde as mais inofensivas até as mais cabeludas. Tenho a sensação que pendência não deixa ninguém ir adiante de verdade. Parece cadeira pré-requisito na faculdade, não adianta fingir que ela não existe e deixar pra depois, uma hora vai trancar tudo que vem pela frente.

Me incomodo quando não consigo fazer as unhas, quando me enrolo pra começar a ler um livro que já comprei, quando esqueço de comprar o presente do colega de Escola da minha filha, quando ouço a empregada repetindo que falta alvejante, quando preciso retomar o inglês e não faço nada, quando não priorizo o necessário, quando não tenho coragem de agir sobre uma decisão que já tomei... quando isso, quando aquilo. A lista é interminável e como é de pendências, é uma lista negra.

E quando elas não dependem só de mim? Ah, aí babaus follow up, plano de ação, cronograma... só com alguma técnica de respiração e imaginando anjos tocando arpa na minha volta pra me manter serena e poliana.

Mas eu não dou mole. Se eu não deixo claro quem é que manda (pelo menos pras que dependem só de mim), elas se procriam enquanto eu durmo. E mesmo sendo dura assim, pra cada uma que eu mato, nascem dez. Tem que ficar de olho, ter disciplina e ir riscando elas como dá.

E pra as que eu não dei atenção quando devia e deixei entrarem pro grupo das mais cabeludas, uma hora elas vão terminar. Afinal, o dicionário disse que se é pendência, é porque AINDA não terminou. Então é só uma questão de tempo.

Nenhum comentário: